Copa do mundo de 1950
A Copa do Mundo de 1950 foi a primeira desde a Segunda Guerra Mundial, encerrada cinco anos antes. Desta maneira, muitas nações européias ainda estavam em frangalhos e com poucas condições de ter seu futebol no máximo de seu nível. Caso o conflito não tivesse ocorrido, entretanto, é provável que o Brasil tivesse recebido o torneio já em 1942.
O mundo já vivia o início da Guerra Fria, a disputa de ameaças entre Estados Unidos e União Soviética. Harry S. Truman era o presidente americano, enquanto os soviéticos eram liderados por Josef Stalin. Enquanto a bola rolava no Brasil, teve início a Guerra da Coréia, conflito que foi interrompido por uma trégua três anos depois.
No mundo da música internacional, o jazz e o blues faziam sucesso, enquanto o rock ainda engatinhava nas guitarras de Little Richard e Chuck Berry. Já no cinema o grande sucesso de crítica era A Malvada, estrelado por Bette Davis e Marilyn Monroe e ganhador do Oscar de melhor filme no ano seguinte. Quem mais atraiu público às salas, entretanto, foi a animação Cinderela. Cenário Mundial 2014. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se mostram sólidos o suficiente para serem agentes fundamentais na economia do globo.
No mundo da música internacional, o rock vive seu declínio em detrimento da música pop, com nomes como Lady Gaga, Justin Bieber e PSY ganhando sucesso muito por conta de sua relação com a internet. Já no cinema o público vem sendo atraído por blockbusters com super-heróis, casos de produções como Vingadores e a trilogia Batman.
Situação do Brasil em 1950.
O Brasil era um País bem diferente na época em que recebeu a Copa de 1950. A nação tinha como presidente Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra de Getúlio Vargas, que ficou no cargo até 1951. Ele governava 51 milhões de pessoas das quais, metade eram analfabetas, segundo informações do IBGE.
O mapa também era distinto. A capital do Brasil era no Rio de Janeiro. Além disso, o País