Resumo cap.18 Giddens
Introdução
Greenwich Vilage – bairro de grande riqueza cultural de Nova York, que possui um dos maiores valores imobiliários do país e que a renda média das famílias é de 65 mil dólares por ano. Porém, as ruas desse bairro não transparecem tal riqueza. Traficantes, vendedores ambulantes, mendigos, e pessoas sem-teto descobriram que a calçada pode render modos de sustento, ou seja, a vibração da vida na rua, o fluxo constante de pedestres e a mistura da riqueza com a pobreza formam um mosaico caótico no qual os nova-iorquinos marginalizados conseguem se interagir.
Duneir realizou uma pesquisa de cinco anos a respeito da vida informal dos passeios de Greenwich Vilage. Percebeu que havia uma comunidade neste micro ambiente das calçadas, que criou sistemas informais de autoajuda, de apoio mútuo, de aconselhamentos e de sobrevivência. Porém, ele também averiguou, que o alvo das leis eram os homens que viviam nas calçadas, através de campanhas de “qualidade de vida” que visavam à redução dos sinais de desordem social.
O passeio simboliza algo maior, os grandes contrastes sociais que caracterizam os grandes centros urbanos.
Aspectos do urbanismo moderno
As maiores cidades dos países industrializados possuem conurbações – conjunto de cidades que se estendem por várias áreas. A mais extrema forma de vida urbana da atualidade está representada no que alguns chamam de megalópole – junção de grandes centros urbanos.
A palavra megalópole, foi utilizada pela primeira vez como referência à costa nordeste dos Estados Unidos, uma