RESUMO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
TOCANTINS
CAMPOS PORTO NACIONAL
ONEIDE BARROS SOARES
RESUMO 2
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
PORTO NACIONAL
2014
ONEIDE BARROS SOARES
RESUMO 2
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Logística de Distribuição, como parte parcial da avaliação
Referente ao 4º período do curso de Tecnologia em Logística.
Professor(a): Leandro Malufe
PORTO NACIONAL -TO
2014
Conceituação
O processo de abastecer a manufatura com matéria-prima e componentes é denominado Inbound Logistic na literatura internacional. Mas frequentemente, no Brasil, é chamado de logística de suprimento. Para as atividades de varejo, é o segmento da Logística que desloca os produtos acabados desde a manufatura até o consumidor final, denominado distribuição ou Outbound Logistic.
Os especialistas em Logística denominam distribuição física de produtos ou distribuição física os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação até o ponto em que a mercadoria é entregue ao consumidor final. Os responsáveis pela distribuição física operam elementos específicos, de natureza predominante material: depósitos, veículos de transporte, estoques, equipamentos de carga e descarga, entre outros.
Já o pessoal de marketing e de vendas encara a cadeia de suprimento focalizando mais os aspectos ligados à comercialização dos produtos e a sua propriedade. Um canal de distribuição representa a sequencia de organizações ou empresas que vão transferindo a posse de um produto desde o fabricante até o consumidor final. Um canal de distribuição de um determinado produto pode envolver os seguintes setores: fabricante, atacadista, varejo e serviço pós-venda (montagem, assistência técnica).
A definição do canal (ou