Resumo Bluetooth
Tecnologia voltada para comunicação e troca de dados e arquivos entre dispositivos eletrônicos, totalmente sem fio. Muito utilizada em dispositivos pequenos de uso pessoal como celulares, notebook’s, tablet’s, até fones de ouvido ou periféricos, como impressoras, scanners e entre outros dispositivos portadores de um chip Bluetooth de maneira rápida e segura, além de ser de baixo custo.
Começou a ser desenvolvida baseada em um link de rádio de curto alcance pela empresa Ericsson em 1994, e depois o projeto foi assumido pelo consorcio SIG (Bluetooth Special Interest Group) composto inicialmente pela Sony, Ericsson, Nokia, IBM, Toshiba e Intel em 1998 e hoje contando com mais de 2.000 empresas.
Foi dado o nome Bluetooth em homenagem a um antigo rei da Dinamarca e da Noruega, Harold Blatand (em inglês, Harold Bluetooth). Ele “simplesmente” conseguiu a façanha de unificar as tribos da Dinamarca e Noruega, já que a ideia da tecnologia é basicamente uma forma de unificação entre diferentes dispositivos.
Quando dois ou mais dispositivos se conectam é formada uma rede denominada piconet onde o dispositivo que começou a conexão assume o papel de “master” (mestre), enquanto que os demais dispositivos se tornam “slave” (escravo) este podendo fazer parte de mais de uma piconet ao mesmo tempo. Cabe ao master à tarefa de regular a transmissão de dados na rede e o sincronismo entre os dispositivos também pode mudar as frequências de transmissão para diminuir as interferências. Cada uma dessas redes pode suportar até 8 dispositivos (um master e sete slaves), no entanto se houver necessidade de aumentar este numero pode ser realizado um procedimento que consiste em fazer uma rede piconet se comunicar com outra rede formando assim scatternet. Operando dentro da banda dos 2,4 Giga-hertz, com alcance máximo de aproximadamente 10 metros, mas já existe classe de Bluetooth que com situações ideais a distancia pode alcançar até 100 metros, e depois de sincronizado o master