Resumo biologia molecular - bases para o câncer
Controle da Expressão Gênica
Transcrito por Ricardo F. Bega – 2011.2 – Medicina UNIRIO
Introdução
Genes constitutivos VS Genes induzíveis
Genes constitutivos são sempre expressados
Genes induzíveis favorecem a expressão gênica no momento adequado (são “ligados” e “desligados” de acordo com o ambiente)
O promotor e o operador estão arranjados de tal maneira que a ocupação do operador pelo repressor bloqueia o acesso da RNApol ao promotor. Isso impede a expressão dos genes estruturais para síntese de determinadas enzimas. Procariotos
Operon anabólico -> Operon trip
Operon catabólico -> Operon Lac
Operon: é uma unidade de regulação da expressão gênica.
a) Operon trip:
Unidade de regulação da síntese de aminoácidos Triptofano
Os cinco genes são transcritos em uma única molécula de RNAm que vai originar três enzimas responsáveis pela síntese do triptofano.
A proteína repressora pode ligar-se ao seu operador apenas se o repressor tiver duas moléculas de triptofano ligadas a ela.
Quando há uma grande quantidade de triptofano no meio, duas moléculas deste se ligam a proteína repressora, ativando-a (mudança conformacional).
A mudança conformacional capacita à proteína repressora (proteína regulatória) a se ligar firmemente a uma sequência específica, de DNA (operador), bloqueando a transcrição dos genes estruturais.
“O repressor ativo reconhece o sítio operador e bloqueia a transcrição. Se forma um bloqueio que não deixa a RNApol “atravessar” o operador e assim não haverá síntese de RNAm”
b) Operon Lac:
Unidade de regulação da síntese de lactase para degradar lactose -> relacionada a obtenção de energia por uma via alternativa..
Só haverá a expressão desse gene quando a concentração de glicose é baixa e a de lactose é alta.
Enzimas que metabolizam a lactase -> Permease (proteína de membrana que faz a entrada de lactose para dentro da célula); B galactosidase;