Resumo Bibliografico
Behaviorismo
Também conhecido como comportamentalismo, é um termo inglês que significa comportamento. Engloba as teorias do comportamento dentro da psicologia. Analisa o comportamento das pessoas, seus gestos, atitudes e personalidade.
Surgiu no começo do século como uma proposta para psicologia, para tomar como seu objeto de estudo e comportamento. O próprio comportamento e não como uma ponte ou um indicador para outras questões.
O termo começou em 1973 a partir do artigo “Psicologia: como os Behaviores a veem” escrito por Jhon B. Watson, considerado o autor do Behaviorismo.
Uma reação ao mentalismo e ao introspeccionismo.
Tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente.
Antes havia apenas duas vertentes, uma divina (mental) e outro material (física).
No behaviorismo se crê que é possível prever e controlar toda conduta humana.
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER
Também conhecidas como teorias conexionistas, pois supõem que há uma conexão entre estímulo e resposta. Há dois enfoques principais:
Condicionamento respondente -mais antigas (início do século XX) -Pavlov, Watson e Thorndike
Condicionamento operante -metade do século XX -Hull,Guthrie, Skinner -Análise Experimental do Comportamento (AEC), modificação do comportamento e aprendizagem social.
Apesar das variadas concepções sobre comportamentalismo, todos compartilham de uma inclinação pragmática e reducionismo na análise da conduta animal e humana.
Enfatizam aspectos “mensuráveis”do comportamento. -Abordagem periférica –não se preocupa com os processos intermediários entre o estímulo e a resposta. Tampouco com os processos mentais envolvidos na cognição.
Os achados de Ivan Pavlov (1849-1936)
Médico russo -Pesquisas sobre as relações entre o organismo e o ambiente -Prêmio Nobel em 1904 -Suas descobertas originaram o behaviorismo, iniciado por John Watson em 1913
Estabeleceu