Resumo aula-tema 5
Agora que já sabemos o que é a pesquisa quantitativa e a qualitativa, podemos dar continuidade aos nossos estudos, considerando a elaboração de questionários. Nesta etapa, é necessário definir os questionários que serão aplicados, seus formatos e os tipos de análise. Além disso, outro fator que deve ser considerado é o tipo de entrevista, pois, dependendo do método aplicado, há diferenças significativas nos resultados.
1
Elaboração de questionários A correta elaboração de questionários permite a estruturação que fornecerá as informações pertinentes à pesquisa. Não existem regras que possam ser aplicadas a todas as pesquisas. Entretanto, há algumas sugestões que podem ser consideradas a fim de melhorar a qualidade dos questionários e direcionar respostas mais condizentes com o que se espera. Samara e Barros (2007, pg. 121) dizem que alguns dos itens gerais que devem ser considerados nos questionários são: adequar as perguntas à linguagem do entrevistado, simular respostas para verificar se não há perguntas redundantes, listar aspectos importantes da pesquisa e checar se as perguntas darão conta de trazer respostas pertinentes. De forma geral, os autores também sugerem que não se elabore perguntas embaraçosas, que as questões não obriguem o entrevistado a fazer cálculos (o que daria um trabalho desnecessário ao entrevistado), que não se elabore perguntas a respeito de coisas que aconteceram há muito tempo e não inclua perguntas que já contenham respostas.
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
Tipos de entrevistas A primeira coisa a ser avaliada é o tipo de entrevista a ser realizada, pois influirá no teor do questionário. Kotler (2005, pg. 103) aponta quatro tipos possíveis de entrevistas: 1) Questionário pelo correio: atinge pessoas que não responderiam a entrevistas pessoais