Resumo as familias giddens
Conceitos básicos
Familia é um grupo de pessoas diretamente unidas por conexões parentais, onde os membros adultos assumem a responsabilidade pelo cuidado das crianças. Laços de parentesco são conexões entre os indivíduos estabelecidas tanto por casamento quanto por linhas de descendência. O casamento é a união sexual entre indivíduos adultos socialmente reconhecida e aprovada.
Familia nuclear são dois adultos vivendo juntos responsáveis por seus filhos. Em sociedades tradicionais o núcleo familiar era parte de uma rede mais ampla de parentesco. Quando parentes próximos vivem no mesmo ambiente familiar ou em um relacionamento próximo e continuo fala-se em família ampliada.
Nas sociedades ocidentais a família está associada a monogamia. A poligamia e a poliandria existe e existiu em diversas sociedades ao longo do tempo.
Diversidade familiar
Muitos autores entendem que não se pode falar em família como único modelo relativamente universal. O núcleo familiar tradicional vem sendo erodido ao longo das ultimas décadas. Portanto, o termo famílias enfatiza a diversidade das formas familiares.
Perspectiva Teórica sobre a família
A perspectiva funcionalista
Vê a sociedade como um conjunto de instituições sociais que desempenham funções especificas para assegurar a continuidade e o consenso. Nessa pespectiva a famila tem a função de auxiliar nas necessidades básicas da sociedade e perpetuar a ordem social. Com o advento da industrialização a família passou a concentrar-se na reprodução da educação infanto-juvenil e na socialização.
A família convencional seria a mais bem equipada para lidar com as demandas da sociedade industrial. Nela um adulto trabalha enquanto outro se responsabiliza pela criação dos filhos. Ou seja, dentro da família o homem cumpre a função instrumental de provedor enquanto a mulher a função afetiva, emocional dentro do ambiente doméstico.
Essa visão é duramente criticada por considerar a