Resumo analise das organizações
Os estruturalistas utilizam uma analise organizacional mais ampla, pois fazem uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia, envolvendo:
1 - Organização formal e informal
Os estruturalistas estudam o relacionamento entre as organizações formal e informal, focalizando seus problemas em busca de um equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano, da sociedade e do pensamento moderno. Encoraja o desenvolvimento de um estudo não valorativo – nem a favor da administração, nem do operário.
2 – Recompensas materiais e sociais
As recompensas salarias e sociais e tudo que se inclui nos símbolos de posição é importante na vida de qualquer organização, pois são utilizadas para motivação das pessoas.
3 – Os diferentes enfoques da organização
As organizações podem ser concebidas segundo duas diferentes concepções:
• Modelo racional da organização: É um sistema fechado e suas características principais são a visão focalizada apenas nas partes internas do sistema, com ênfase no planejamento e no controle e a expectativa de certeza e imprevisibilidade. Baseia-se nas abordagens típicas da Administração Cientifica de Taylor, Teoria Clássica de Fayol e a Teoria da Burocracia de Weber.
• Modelo natural de organização: O sistema é aberto e suas características principais são a visão focalizada sobre o sistema e sua interdependência com o ambiente. Existe a expectativa de incerteza e de imprevisibilidade. Utiliza-se das modernas teorias da Administração fundamentadas na Teoria de Sistemas.
4 – Os níveis da organização
As organizações caracterizam-se por uma hierarquia de autoridade, desdobrando-se em três níveis organizacionais:
• Nível institucional ou estratégico: É o nível organizacional mais elevado, composto dos dirigentes ou dos altos funcionários. Responsável pela definição dos principais objetivos e