Resumo 16 a 21 (comunicação de dados)
A Internet
E nossos dias atuais, a internet é sem dúvida um elemento fundamental para a vida social da humanidade, nela estão presentes diversos aspectos do dia-a-dia, o que vem revolucionando em diversas áreas de negócios e lazer. Portanto, a internet possui um enorme gama de informações, sendo um sistema de comunicação estruturado e organizado.
Um breve histórico
Uma internet (i minúsculo) são duas ou mais redes em comunicação entre si, a mais evidente entre as internets é a Internet (I maiúsculo), um auxilio de centenas de milhares de redes interconectadas, possuindo milhões de usuários.
Antigamente os computadores eram incapazes de se comunicar entre si, a Arpa (Advanced Research Projects Agency) queria encontrar uma maneira de conectar computadores, pois esta empresa pertencia ao departamento de defesa dos EUA, de forma que os pesquisadores pudessem compartilhar suas descobertas. Logo após, a Arpa apresentou seu projeto a uma pequena empresa de redes de computador, e assim em 1969, a partir deste projeto, iniciou-se começando em varias universidades dos EUA conectadas entre si.
A internet Hoje em Dia
A Internet é composta por várias redes locais e remotas, reunidas por meio de dispositivos de conexão e estações comutadoras. Nos dias atuais, a maior parte dos usuários utiliza serviços de Provedor de Acesso à Internet (ISPs).
Provedores Internacionais, Nacionais, Regionais e Local de Acesso à Internet
No topo da camada de Internet, estão os Provedores Internacionais de Acesso à Internet que conectam países entre si. Os Provedores Nacionais de Acesso à Internet são redes backbone criadas e mantidas por empresas especializadas, essas redes são conectadas por complexas estações de comutação ditas pontos de acesso à redes.
Os Provedores Regionais de Acesso à Internet ou ISPs Regionais são menores, e portanto, conectados a um ou mais ISPs Nacionais, se encontrando no terceiro nível de camada com menores taxas de