RESUMAO LINUX
Para que o Linux possa fazer a leitura de partições NTFS, é imprescindível o módulo de núcleo ntfs.ko
SAMBA
SAMBA é um software empregado em situações onde se deseja interoperabilidade entre sistemas Unix e Windows conectados a uma rede. SAMBA é uma implementação do protocolo SMB para sistemas Unix que permite tanto que sistemas Windows tenham acesso a arquivos do sistema Unix, quanto que sistemas Unix tenham acesso a arquivos do sistema Windows.
O pacote de software denominado Samba, disponível sob licença pública GNU, implementa o lado servidor do CIFS (Common Internet File System) em hosts Linux, apresentando como vantagem, entre outras, o fato de possibilitar a instalação de somente um pacote no servidor, de modo que se torna dispensável qualquer software especial na porção Windows da aplicação.
Nesse pacote, as funcionalidades de serviço de arquivo e de impressão, bem como autenticação e autorização, são implementadas pelo daemon smbd, que utiliza o arquivo de configuração smb.conf.
O projeto SAMBA provê software para compartilhar arquivos e impressoras com o sistema operacional Windows, utilizando protocolos clientescommon Internet file system (CIFS) e server message block (SMB), um dos protocolos do NETBIOS. Para a configuração do SAMBA, utiliza-se o arquivo /etc/samba/smb.conf.
O arquivo de configuração padrão do Samba, smb.conf, permite especificar o endereço IP dos hospedeiros que poderão acessar os serviços disponibilizados pelo Samba.
A opção do arquivo smb.conf, que deve ser utilizada na área de descrição de um compartilhamento de recurso, para autorizar o acesso APENAS aos usuários pertencentes aos grupos professores e secretarias, é valid users = @professores, @secretarias
É possível integrar a autenticação do servidor de arquivos Samba a um serviço de diretório já instalado, como o Active Directory da Microsoft, desde que o arquivo de configuração smb.conf contenha a opção security=ADS