Resul
1) De acordo com Ferreira (1993) vimos que cada sociedade de nossa História apresentou uma educação específica. Justifique o porquê:
Sim. Isso porque cada sociedade que estudamos tinha uma cultura, um modo de pensar e de agir diferenciado. Então automaticamente a educação seria diferenciada e adaptada a cada período histórico. o ser humano é um ser social, construído por essa sociedade através da cultura, da educação, de suas próprias características e das interpretações que tira das relações sociais, inclusive do poder que é exercido no ambiente a sua volta.
Ao passo que o homem interpreta, ele dá importância às experiências pelas quais passa, daí surgem os valores. Alguns desses valores podem ter uma carga genética, outros aprendidos no convívio social, mas o que importa é que eles estão intimamente ligados ao homem, não como algo que nos controla, mas sim que está “ali”, contribuindo passivamente para uma determinada escolha. Enfim, os valores fazem parte da cultura e o homem modifica-a e é modificado por ela, ou seja, cada cultura ou grupo social é diferente entre si, por valorizarem diferentes atributos, mas o que importa são as interpretações que seus integrantes aplicam as experiências observadas, para então formarem os valores. Assim, os conceitos de valores são interpretados de diferentes formas de acordo com a cultura que a pessoa esta inserida e de sua identidade pessoal, assim os valores sociais e pessoais são formados, continuando o ciclo.
2) Os quatro principais tipos de educação que encontramos ao longo da História, são:
I – Educação das Comunidades Primitivas, Educação Grega, Educação Romana e Educação Feudal.
II – Educação das Comunidades Primitivas, Educação da Sociedade Feudal, Educação Romana e Educação Feudal.
III – Educação das Comunidades Primitivas, Educação da Sociedade Feudal, Educação Grega e Educação Feudal.
IV – Educação das Comunidades Primitivas, Educação das Sociedades Escravistas da Antiguidade