Restauração de Armas
Restauração de Armas
No Brasil, devido a origem européia de nossos armeiros, se conhece pouco sobre o tema,chegando a alguns armeiros a praticamente a matar as armas antigas. Restauração corresponde muito com recuperação de armas antigas, muitas vezes enferrujadas,com coronhas e empunhaduras quebradas etc…
Na maioria das vezes refazer uma oxidação ou outro tabalho parece fácil, mas é necessário esclarecer alguns pontos importantes.
Antes de iniciar a retauração e necessário conhecer bem as características da arma, como seu antigo acabamento, marcas de prova e numeração, ano de fabricação, país de origem etc… Dessa maneira executa-se uma restauração correta agregando valor e nao depreciando os mesmos, um exemplo claro e a pistola Luger do periodo da Segunda Guerra com timbre nazista, que pode valer mais de $50.000,00 dólares no mercado de colecionadores, sua restauração gira em torno de 10% do valor total da mesma. A seguir coloco algumas dicas de restauração que consegui com os melhores retauradores nos EUA.
- Pistolas de percussão e pederneiras, nao sao oxidadas e sim Browned,de cor marron.
-Garruchas antigas do século XIX, tambem processo Browning principalmente com canos em aço Damasco e algumas a “boneca”.
-Revolveres de percusão e do tipo Le Faucheax , principalmte de origem norte americana da marca Colt metodo “charcoal blue” ou oxidação a carvao e oxidação a “boneca” ou rust blue.
-Carabinas e Fuzis Winchester incluindo todas do modelo 1873 (papo amarelo ) e do final do Século XIX, oxidação a “boneca”,não são brilhantes, mas foscas, já as do modelo de 1892 começou a usar o processo de banho “a quente ” ou rápido.
-Revólveres de cartucho metálico do fim do século XVIII e inicio do XIX de origem européia, a “boneca ” sempre com tons negro azulados , alguns casos raros niquelação e ate banho de prata com uma camada de alpaca.
-Pistolas Lugers e Mausers C96 ate a decada de 1930,utilizavam oxidação a “boneca”, depois dessa época