RespostasExercMateriais
6952 palavras
28 páginas
Lista de exercícios (Sistema Fe‐C)Respostas
Capitulo 9 do Callister (quinta edição)
1) Descreva a formação da microestrutura (constituintes) de dois aços-carbono, um hipoeutetóide e um hipereutetóide, resfriados a partir de 1000ºC até a temperatura ambiente.
R.) Formação da Microestrutura Hipoeutetóide:
1000º C: apenas austenita;
+- 775º C: ferrita proeutetóide + austenita;
+- 735º C: maior proporção de ferrita proeutetóide + austenita;
Abaixo de 727º C: ferrita proeutetóide + perlita.
Callister 5ª Edição - Página 192.
Formação da Microestrutura Hipereutetóide:
1000º C: apenas austenita;
+- 775º C: cementita proeutetóide + austenita;
Abaixo de 727º C: cementita proeutetóide + perlita.
Callister 5ª Edição - Página 194.
2) As duas curvas do gráfico, tensão convencional – deformação convencional apresentadas abaixo foram obtidas em testes de tração de 2 aços, A e B, ambos hipoeutetóides. Determinar qual dos aços possui maior teor de carbono, justificando a escolha através da relação entre as propriedades mecânicas e os constituintes presentes.
R.) Pela análise do gráfico, conclui-se que o aço A possui maior teor de carbono. Os aços hipoeutetóides de baixo carbono (aço B) favorecem a formação de uma maior proporção da ferrita proeutetóide (estrutura CCC), caracterizada por sua acentuada maciez, ductibilidade e, por consequência, baixo limite de resistência à tração. Os aços hipoeutetóides com maior teor de carbono (aço A) favorecem a formação de uma maior proporção de perlita, que é dura e frágil, devido à presença da cementita (estrutura ortorrômbica), o que aumenta os valores da resistência mecânica do aço.
3) Explique sucintamente por que uma fase proeutetóide se forma ao longo dos contornos de grãos da austenita.
R.) Uma fase proeutetóide normalmente se forma ao longo dos contornos de grão da austenita, porque há uma energia interfacial associada a esses contornos. Quando uma fase proeutetóide se forma dentro da austenita, também