respostas
Na Língua Portuguesa, ela é indicada por um sinal gráfico, o sinal grave [` ],que muitos confundem com a própria crase e significa a contração da preposição "a" com um outro "a".
Esse outro "a" poderá ser:
- um artigo (Ela se dirigia à cidade; a+ a);
- um pronome demonstrativo (Darei o doce à que se comportar = à que = a + a que); uma vogal inicial dos demonstrativos (Fez menção àquele exemplo).
Não existirá CRASE após verbos transitivos diretos, já que não ocorre, aí, a preposição.
- Todos amavam a professora. (Verbo transitivo direto)
- Todos obedeciam à professora. (Verbo transitivo indireto
Use CRASE diante de palavras femininas, a não ser na contração com pronomes demonstrativos aquele e aquilo e quando estiver subentendida a palavra (feminina!) moda ou maneira ou ainda palavras como faculdade, empresa, companhia, mesmo que seja diante de palavras masculinas: Dança à (moda) Sidney Magal.
Corta os cabelos à (moda, maneira) Ronaldinho. Usa-se a crase em todas a locuções adverbiais, exceto nas que indicam "instrumento".
Ex.: objeto à margem (lugar); chegou à noite (tempo); trabalho à força (modo); combate a espada (instrumento); escrito a máquina (instrumento); ferido a bala (instrumento).
Não se usa crase diante de pronomes pessoais e formas de tratamento:
- Dirijo-me a Vossa Excelência.
- Confiei o segredo a ela.
A exceção, neste caso, fica com as formas Dona, Senhora e Senhorita, que aceitam crase, pois podem vir com artigo: "A Senhora, A Senhorita...”. Não se usa crase antes de verbos no infinitivo! (pôs-se a chorar)
Não há crase nas expressões: cara a cara, gota a gota, frente a frente... A crase é facultativa diante de nomes próprios e pronomes possessivos.
Ela se referiu a minha opinião e não à sua.
Terra (planeta) Usa-se a crase.
Ex.: - Os astronautas voltaram à Terra. terra (terra firme) Não se usa a crase.
Ex.:- O marinheiro voltou a terra.
Casa (determinada) Usa-se a crase
Ex.:- Cheguei muito