respostas
2- Entendemos que somente com o diálogo franco isso é possível. A liderança deve mostrar o que está fazendo para superação das dificuldades e deve mobilizar todo o grupo para a construção de alternativas viáveis a serem empreendidas no curto prazo até a solução do problema. Um plano de superação de médio prazo deve ser construído de forma participativa, o que aumentará o comprometimento para sua execução.
3- Há muitos autores que dizem que líderes são natos. Mas a maioria defende que lideranças podem ser desenvolvidas com o tempo. Muitos estudiosos estiveram preocupados em entender o que os líderes tinham em comum. Os estudos realizados avaliaram as características de centenas de lideranças e perceberam que não é possível definir um perfil padrão. O que existem são traços de personalidade que são facilitam a liderança. Muitas pessoas são comunicativas, otimistas, determinadas por natureza. Há pessoas que não têm essas qualidades mas possuem outras que compensam como ética, bondade, força de vontade, capacidade de trabalhar e motivar uma equipe. Uma pessoa comunicativa e otimista, mas que seja egoísta e antiética não tem futuro como liderança.
4- Com muito cuidado e ética. As lideranças devem atuar na mediação, procurando amenizar o problema e não ampliá-lo. Precisamos dar oportunidades aos diferentes lados para que, com calma, possamos entender a situação. Muitas vezes o conflito é motivado pelo desconhecimento e ruído de comunicação. Muitas vezes falta paciência nas pessoas, que não enxergam o jeito de pensar do outro. Por isso é preciso desenvolver a EMPATIA. Temos que nos colocar no lugar do nosso colega para procurar entender o ponto de vista dele. Tenho percebido que muitas vezes o conflito existe porque as pessoas não possuem informações