Respostas Taykor
C : Qual a contribuição de Henry Ford para a Administração Científica? Durante a revolução industrial, surgiu a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção devido ao progresso no setor industrial. Foi nessa época que nasceu a Engenharia de Produção, tendo origem na Engenharia Mecânica. Na década de setenta, desenvolveram-se os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção, tornando-se independentes de outras áreas.
Os primeiros Engenheiros de Produção de que se tem notícia surgiram nos EUA entre 1882 e 1912, com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) guiado pelos mentores F. W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H. L. Gantt, dentre outros. Com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, os Engenheiros de Produção passam a exercer papel fundamental nos processos produtivos. A origem do curso está ligada ao fato de grande parte dos engenheiros acabar exercendo funções de gestão após 2 ou 3 anos de formado. Este profissional graduado em uma das ênfases tradicionais (Civil, Mecânica, Elétrica, Metalúrgica etc.), embora fosse capacitado no que diz respeito ao raciocínio lógico-matemático, sua formação carecia de competências que lhe permitissem desenvolver suas habilidades de liderança e de gestão. Além disso, faltava um melhor conhecimento de ferramentas contábeis e financeiras para a orientação do processo de decisão.
E : O homo economicus ou o homem econômico é uma ficção, formulada segundo procedimentos científicos do século XIX que aconselhavam a fragmentação do objeto de pesquisa para fins de investigação analítica.
Os economistas assumiram que o estudo das ações econômicas do homem poderia ser feito abstraindo-se as outras dimensões culturais do comportamento humano : dimensões morais, éticas, religiosas, políticas, etc, e concentraram seu interesse naquilo que eles identificaram como as duas funções elementares exercidas por todo e qualquer indivíduo : o consumo e