Respostas Desgaste e Avarias de Ferramenta de Corte
1. Quais as diferenças entre desgaste e avarias?
Desgaste: o desgaste é a deterioração da ferramenta de uma forma lenta e progressiva que em proporções elevadas podem comprometer a qualidade do processo de corte. O desgaste ocorre tanto na superfície de saída quanto nas superfícies de folga da ferramenta, se desenvolvendo nos cortes contínuos e interrompidos.
Avarias: acontece de maneira repentina e inesperada, é quando ocorre um lascamento, trinca ou quebra. São mais comuns nos processos de corte interrompido, onde as ferramentas estão submetidas a exigências extremas, principalmente em relação a choques térmicos e mecânicos. É a deformação plástica da aresta de corte, quando aplicadas altas pressões mais altas temperaturas na ponta da ferramenta. Provocam deficiência no controle de cavacos e deterioração do acabamento superficial. Seu crescimento pode resultar na quebra da aresta de corte.
2. Mostre por meio da figura a seguir os desgaste e avarias das ferramentas destacando suas causas.
Desgaste de Flanco: é o tipo de desgaste mais comum, causado pelo contato entre ferramenta e peça, ocorre em todos os processos de usinagem.
Desgaste de Cratera: causado pelo atrito entre ferramenta e cavaco, pode não ocorrer em alguns processos de usinagem, seu crescimento resulta na quebra da ferramenta (quando este desgaste se encontra com o desgaste de flanco).
Desgaste de Entalhe: ocasiona a deterioração do acabamento da peça, pode prejudicar a obtenção de tolerâncias apertadas, é incentivado pelo aumento da velocidade de corte, principal causa é a oxidação.
Deformação Plástica: mudança da geometria da aresta de corte pelo deslocamento do material. Ela ocorre por cisalhamento devido a altas tensões atuantes na superfície da ferramenta de corte. É mais comum ocorrer em ferramentas com resistência relativamente baixa ao cisalhamento e com maior tenacidade, como o aço rápido, as ligas fundidas e