Respostas Das Perguntas O Cristianismo
1. Como se apresenta o panorama religioso do Brasil atual? Indique características e explique-as.
O panorama religioso do Brasil atual é um de pluralidade religiosa. Hoje em dia, há diversos tipos de grupos de religiões diferentes, cooperando de maneiras regularizadas e sem muito conflito - apesar dele existir. O catolicismo ainda tem os maiores números dentro do país, 64% da população. Esse número é dividido entre as outras doutrinas e divisões dentro da igreja católica, como os protestantes de mais diversas maneiras. No entanto, sua maioria pertence a igreja católica tradicional romana, ainda. Esses números ficaram cada vez mais visíveis diante da Jornada Mundial da Juventude que, apesar de não receber somente católicos que se guiam a Roma e sim católicos em geral, ela tinha uma vertente mais tradicional, dos que eram ligados ao Papa de maneira direta.
Os evangélicos são 22,1% da população, sendo 4% de tradicionais de missão, 13,3% pentecostais e 4,8% de igrejas não determinadas. Esses números se estabilizaram atualmente, depois de vir de um crescimento exponencial desde a década de 1980, onde o abandono de áreas carentes fez com que o surgimento dessas ingejas nas periferias fosse algo basicamente de ordem pública. Como não havia a chegada de qualquer tipo de governo dentro dessas áreas, os moradores usavam a ordem religiosa como uma maneira de manter a ordem pública dentro de tais áreas, seguindo fervorosamente um pastor que se estabelecesse no local. Ainda há os números de judeus, muçulmanos e de outras religiões, que também são bastante pequenos.
2. Por que o Cristianismo precisa (ou deve) relacionar-se com as culturas? Qual é a forma mais adequada de relação do Cristianismo com a Cultura? E a menos adequada? Explique.
O Cristianismo deve se relacionar com as culturas porque ele faz parte delas. Se ele quer ser uma religião integrante na vida das pessoas, então ele tem que, também, se integrar