Respostas da Questões de Ecologia Florestal - parte 3 - Ufla
Estratificação florestal pode ser definido como os diferentes níveis de altura de uma floresta em relação as espécies arbóreas.
190) Descreva os estratos florestais.
Os estratos florestais podem ser divididos em 5 níveis:
O primeiro nível é o estrato com maior porte em altura, são aquelas espécies dominantes do ecossistema, geralmente são espalhadas.
O segundo nível é constituído por espécies arbóreas co dominantes o (dosseu) ,com altura media das arvores.
O terceiro nível é constituído por arvores suprimidas, ou dominadas por estratos superiores, entretanto caso ocorra uma abertura no dosseu é possível que elas mudem de estratos.
Quarto nível: constituído por árvores jovens e arbustos conhecido como sub bosques.
Quinto nível: constituído pelo banco de sementes, ou seja seria o nível do solo.
191) Quais as características climáticas dos estratos verticais superiores em uma floresta? Compare-as com as características climáticas vigentes no interior florestal.
As características climáticas podem ser: a radiação, umidade e vento.
Comparando-as com as vigentes no interior, a radiação se modifica, pois conforme os estratos verticais aumentam, existirá menos obstáculos para captação de radiação, portanto as plantas conseguem captar maior comprimento de ondas e por existir competição por luz nesses estratos a captação pode chegar a ser de 100%.
Quando analisado a umidade com os estratos inferiores com os superiores, fica claro que o estresse hídrico causado nos estratos superiores são maiores, pois com a radiação chegando diretamente a esse estrato, o meio de absorver água fica prejudicado, porque as plantas devem absorver água em um curto período de tempo, pois senão essas mesma água evapora por causa da intensidade de radiação, Já no interior esse efeito é diminuído por causa dos dosséis, pois causa da intensidade de radiação que chega em menor quantidade.
Já o vento atuará nos estratos