Resposta de avaliação de curso teologico
Resposta:
A expressão “coar o mosquito” dita por Jesus em Mateus 23: 24, seguida da complementação “engolir camelo” é severa crítica ao falso zelo religioso dos fariseus, que davam extrema importância à aparência de religiosos obedientes, mas desprezavam as questões éticas que mostrava o verdadeiro caráter deles.
Esta expressão significa a prática religiosa comum, (tanto entre fariseus, quanto na maioria dos indivíduos), que privilegia a religião da aparência em detrimento à prática religiosa e sincera que vai além das aparências, atingindo tanto o exterior quanto o interior de cada um de nós.
2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no
Pentateuco.
Resposta:
Deus se revela ao povo de Israel, o seu povo, como um Deus amoroso, pois ouve o seu clamor no Egito e o resgata das mãos de Faraó. Ele se revela santo, ao exigir do seu povo a exclusividade na adoração, ou seja o Seu povo deveria ser separado, santo, afim de adorá-Lo de maneira aceitável.
Outro traço do caráter de Deus no pentateuco é a Sua justiça, pois mesmo sendo Israel o Seu povo, quando o povo se desvia adorando a outros deuses, ou murmurando contra ele, os falsos adoradores e os murmuradores não ficam sem a retribuição dos seus pecados. A sua justiça se manifesta tambem em dar ao povo uma lei, providenciar um sistema Ele.
Deus manifesta ainda outro traço do Seu caráter: a imutabilidade, pois mesmo o povo tendo caído em diversos pecados, aqueles que permaneceram fiéis ao pacto feito entre eles receberam a terra que lhes havia prometido.
3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final num sermão.
Resposta:
Todo apelo deve ser feito conscientizando os ouvintes de que ele é um pecador e precisa de salvação; esta salvação só pode ser alcançada se arrepender-se de seus pecados e reconhecer que só Jesus, que morreu por nós, pode