Responsabilidade Social e Meio Ambiente
A preocupação com um futuro melhor para o planeta e para quem nele vive é uma preocupação cada vez maior da Organização das Nações Unidas (ONU) e grande parte dos países. Cada vez mais se fala de sustentabilidade, tanto no âmbito social como no ambiental.
Objetivando algo mais concreto o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desenvolveu no ano de 2.000 junto com os países participantes da ONU oito objetivos: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que devem ser cumpridos até o ano de 2015:
I. A redução pela metade da pobreza e da fome
II. A universalização do acesso à educação primária
III. A promoção da igualdade entre os gêneros
IV. A redução da mortalidade infantil
V. A melhoria da saúde materna
VI. O combate ao HIV/AIDS, malária e outras doenças
VII. A promoção da sustentabilidade ambiental
VIII. O estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento
Os objetivos são direcionados ao governo e também a sociedade.
2. OBJETIVO
Analisar através do ponto de vista da sustentabilidade o cumprimento dos oito Objetivos do Milênio (ODM), propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) no Brasil.
3. DESENVOLVIMENTO
O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio?
Não. Para o cumprimento de metas é necessário ter uma definição de escopo muito bem definida, onde todos os envolvidos precisam estar cientes das suas responsabilidades, algo que não é apresentado em nenhum dos conteúdos disponibilizados.
Além da falta de um plano de ação, basta analisar o cotidiano através das notícias, mundo coorporativo, escolas e hospitais para ver que pouca coisa realmente esta sendo desenvolvida e executada.
São cada vez mais empresas falando de sustentabilidade, mas quais efetivamente fazem acontecer? E o que o governo faz para que essa meta seja cumprida? Pois é, não sei responder e acredito que muitos também não.
Não é claro para a sociedade