Relatório - Laboratório de Anatomia
A anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo humano e é considerada como fundamento de toda a arte da medicina. Anatomia é definida como o estudo da estrutura de um organismo e das relações entre suas partes. A palavra anatomia é derivada de duas palavras gregas, Ana: Em Partes, e Tomia: Cortar.
A chegada ao laboratório de anatomia da FAINC iniciou-se com os procedimentos de preparo para o início da aula, tais como as orientações de comportamento e o uso de jaleco, luvas e touca, antes da entrada ao laboratório.
A acadêmica em nutrição e responsável pelo laboratório, Jaqueline, nos instruiu antes de as peças serem apresentadas. Ela explicou um breve histórico sobre as peças do laboratório e a forma de conservação das mesmas. Os órgãos estudados estão no laboratório da FAINC á 12 anos, conservados no Formol, cuja manutenção é feita de seis em seis meses, ou de dois em dois meses, dependendo do tempo de exposição e manuseio das peças. O cheiro forte do formol causa ardência intensa nos olhos, nariz e garganta. A origem dos órgãos é desconhecida, sendo que os mesmos são comprados pela FAINC num laboratório especializado, onde eles retornarão, após o tempo de duração das peças, e terão seu fim.
DESENVOLVIMENTO
Devem-se tomar medidas de cuidado dentro de um laboratório de anatomia, os quais são cruciais para a saúde e bem estar dos indivíduos que nele estiverem. As medidas de cuidado incluem vestimentas, podendo ser citados: jaleco de mangas compridas, luvas, touca de cabelo, calça comprida (nunca entrar de shorts) e sapato fechado. Esse tipo de cuidado é exigido devido a uma forma de evitar acidentes com as substancias tóxicas envolvidas e os instrumentos utilizados. Não é permitido fazer qualquer registro fotográfico dentro do laboratório.
O laboratório é composto por bancadas de inox com um orifício no seu meio, para que o formol escorra para dentro de um recipiente adequado embaixo da bancada, a fim de evitar acidentes. As