Responsabilidade social e meio ambiente
Começa a falar de pensadores, os primeiro filósofos ocupavam-se com a origem do mundo o Kosmo, com isso, a filosofia nascente tornou-se ontológica. Uns dos pensadores, foram :
Aristóteles – que afirmava, que o conhecimento é dividido em sete graus: sensação, percepção, imagem, raciocínio e intuição, sendo que o conhecimento é atingido quando houver uma divisão entre o sensível e o intelectual. Distinção dos campos do conhecimento verdadeiro, sistematizado por Aristóteles em três ramos o teorético, prático e técnico.
Platão – afirmava que conhecer a diferença entre a ilusão e a verdade, para alcançar a "verdade absoluta" o conhecimento dividem em quatro graus: crença, opinião raciocínio e intuição intelectual. O primeiro exemplo de conhecimento verdadeiro é o da Matemática, pois ela afasta o sentido ilusório e não reduzem a meras opiniões subjetivas
Segundo os sofistas não conhecemos o Ser, mas temos opiniões subjetivas do Ser, ao contrário Sócrates diz que a verdade pode ser conhecida basta afastarmos as ilusões dos sentidos ou das palavras ou das opiniões assim alcançara a verdade ultrapassando a realidade e chegando na essência.
Os pensadores mais modernos separavam a fé da razão e a teoria do conhecimento .
Volta-se para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência e a realidade, o entendimento e a realidade; em suma, o sujeito e o objeto do conhecimento. Os filósofos eram :
Descartes – que criou um procedimento, a dúvida metódica, pelo qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a forma e o conteúdo de cada um, a falsidade e a verdade de cada um e encontra meios para livrar-se de tudo quanto seja duvidoso perante o pensamento.
Locke – que foi o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita porque se