Responsabilidade social e meio ambiente
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
ALVINLÂNDIA-SP
2010
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Kelly Cristina da Silva
Ana Emilia da SilvaBavarotti
Glauciane Valéria Cardoso
Wilson Ferrari Rodrigues
Thalis Henrique Alves de Morais
Desafio de Aprendizagem
Trabalho apresentado como parte avaliativa da disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente sob a orientação do Professor EAD Profª Esp. Ivan Carlos Fernandes, do 2º semestre do Curso de Ciências Contábeis, da UNIDERP INTERATIVA.
ALVINLÂNDIA-SP
2010
Etapa n.º1
CONCEITOS E APLICAÇÕES DA SUSTENTABILIDADE NA QUESTÃO DO PLANEJAMENTO DE AÇOES AMBIENTAIS DIRECIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO DE UM MUNICÍPIO.
O conceito de Saneamento
No desenvolvimento da cidade, a procura pelo local saudável é o início de um processo. Assim, em termos de planejamento, faz-se necessário identificar e compreender as relações entre os sistemas de saneamento e a cidade, tanto em seus aspectos físicos, ambientais e de ocupação do solo quanto em seus aspectos técnicos. Portanto, no desenvolvimento da cidade, a procura pelo local saudável deve também ser parte da cultura do planejamento.
A utilização da topografia local na tentativa de ter a colaboração do vento, a água em abundância, mas sem excesso, e a luz do sol como parceira, é uma prática que pode garantir o convívio das pessoas nos espaços urbanos. É evidente que fatores mais complexos têm papel preponderante na criação das cidades e na sua localização, como, por exemplo, aqueles de caráter econômico. Entretanto, para o seu desenvolvimento, o lado prático do saneamento necessariamente entra em cena.
O conceito de saneamento é amplo, sendo difícil resumir sua abrangência. Entretanto, algumas associações podem ser exploradas como casos exemplares, refletindo a essência desse conceito, tal como