Responsabilidade social: um negócio que pode dar lucro1
Márcio Nicoloso2
Alexandre Silva de Oliveira3
RESUMO
O presente artigo expõe a importância da Responsabilidade Social Empresarial (R.S.E.), na atual conjuntura político-econômica mundial. Os objetivos são evidenciar os reais motivos que levam uma empresa à adoção de práticas de R.S.E., sejam eles, questões de marketing social, benefícios obtidos, ou por questões de ética e moral. Tendo em vista os grandes problemas sócio-ambientais, verificar se essa prática da Responsabilidade Social Empresarial é Um Negócio que Pode dar Lucro. As informações utilizadas foram obtidas através de revisão bibliográfica. Conclui-se que não há crescimento econômico e Lucro em longo prazo, sem progresso social e também sem cuidados com o meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social, Ética, Rentabilidade.
INTRODUÇÃO
Responsabilidade Social Empresarial é uma temática recente, polêmica e dinâmica dentro das organizações e, no entanto, bastante contemplada pelos consumidores cada vez mais exigentes. Nesta visão, o conceito implícito diz respeito que não basta mais apenas o produto possuir qualidade, também é de fundamental importância saber como esse produto ou serviço foi desenvolvido, se foram respeitados o meio ambiente e o ser humano.
Uma definição de responsabilidade social empresarial que caracteriza bem como esta é entendida hoje é a linha de pensamento de MELO NETO e FROES (1999. p. 88.):
Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo
Patrícia Almeida Ashley, doutora no tema, tem uma definição próxima a de Melo Neto e Froes. Para ASHLEY (2003, p. 72):
Trata-se do compromisso contínuo nos negócios pelo comportamento ético que contribua para o