Responsabilidade Social Empresarial
Centro de Ciências Sociais
Campus Universitário Região das Hortênsias
Bacharelado em Administração
Disciplina: Ética Organizacional
Acadêmica: Gisele Tegner Fioreze
Professora: Margarete de Fatima Lucca
Para aula 19 – 26.11.2014.
Estudo de caso - Bronzeamento saudável
1. Faça uma analise sobre a relação existente entre LUCRO E ETICA.
A relação entre ética e lucro pode ser conflituosa, pois nem sempre os Gestores ou donos de empresas irão se perguntar se para atingir determinado lucro os seus meios estarão sendo éticos.
No estudo de caso em questão esta reflexão existiu e para ser condizente com tudo o que foi elaborado no Código de Ética da empresa, teve-se de abrir mão de um produto altamente lucrativo para ser fiel a conduta exigida por todos.
Atualmente há uma relação muito intensa entre as empresas e a sociedade, esta ultima por sua vez exige que as empresas tenham uma conduta mais ética, sem visar o lucro a qualquer custo. Para Moreira (1999, p. 28) a ética empresarial é “comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e regras do bem proceder aceitas pela coletividade”.
2. A decisão da J&J foi ética? Justifique.
Baseado nos estudos feito na disciplina até aqui, penso que a decisão de parar de fabricar o produto e abrir mão de um faturamento alto tenha sido ética e acertada, pois caso tivessem continuado com o produto estariam indo contra a conduta definida pelos próprios diretores.
Segundo John Kenneth Galbraith (1996, p.93) as empresas tem
A necessidade de suprir os bens de consumo e serviço requeridos; a necessidade de assegurar que essa produção e seu uso e consumo não exerçam um efeito adverso sobre o atual bem estar do publico em geral; e a necessidade de assegurar que não afetem adversamente as vidas e o bem estar das gerações futuras.
Pela lógica apontada acima por Galbraith, ter padrões éticos significa ter bons negócios e parceiros a