Responsabilidade Social Aplicada
Com o objetivo de alinhar a organização com o seu posicionamento, baseado no valor das idéias, da sustentabilidade, na satisfação dos clientes e na confiança dos relacionamentos, a empresa criou grupos de trabalho para temas específicos. Dentre eles, encontram-se o Comitê de Ação Social, composto por diretores de diversas áreas e cuja responsabilidade é de definir as estratégias de investimento social da empresa, e o Comitê de Corretoras, formado por altos executivos, que marca e garante a qualidade das corretoras de valores que trabalham nas áreas de Asset Management e Tesouraria segundo os critérios sociais e ambientais. Em 2010, a empresa também criou o Comitê de Sustentabilidade, formado por vice-presidentes e diretores, que tem como objetivo propor novas maneiras de inserir a sustentabilidade nos negócios do banco e em seus relacionamentos. Todos esses grupos de trabalho são apoiados e supervisionados pela Diretoria Executiva de Desenvolvimento Sustentável. Figura 1: Posicionamento da empresa
Fonte: Santander, 2010
A empresa adota um modelo inovador de gestão baseado na confiança e na participação de todos os stackeholders, ou seja, daqueles com quem a empresa possui um relacionamento. Deste modo, o atual grupo Santander promove ações específicas para cada uma dos grupos: clientes, fornecedores, sociedade, meio ambiente e funcionários.
As atividades serão segmentadas por público para posteriormente serem agrupadas em blocos, de modo que facilitará o enquadramento nas estratégias de responsabilidade social.
3.1 CLIENTES
O Santander tem foco na satisfação de seus clientes, sendo este um dos pilares do posicionamento da empresa. Sendo assim, direciona esforços para o treinamento de seus funcionários a fim de criar relacionamentos de longo prazo e de confiança com seus clientes.
Além disso, oferece produtos e serviços que os auxiliam na adoção de boas práticas sociais e ambientais,