resolução de trabalho de eletromagnetismo
Questão 02: Não. As ondas se combinam pelo princípio de superposição formando uma onda progressiva com uma redistribuição apropriada da sua energia, ou formando uma onda estacionária, com outra redistribuição de energia.
Questão 03: Não. Existe uma redistribuição da energia. Nos pontos de interferência destrutiva, a energia é nula, mas, consequentemente será maior nos pontos de interferência construtiva.
Questão 04: Em cada terremoto, formam-se vários tipos diferentes de ondas sísmicas. Ondas de corpo se movimentam pela parte interna da Terra, enquanto as ondas de superfície percorrem sua parte superficial. As ondas de superfície são responsáveis pela maior parte dos danos associados aos terremotos, porque causam as vibrações mais intensas. Essas ondas, porém, originam-se das ondas de corpo que alcançam a superfície.
Existem dois tipos principais de ondas de corpo:
• Ondas primárias, também chamadas de ondas P ou ondas de compressão, são ondas longitudinais. Elas percorrem de 1,6 a 8 km por segundo, dependendo do material por onde estão se propagando. Esta velocidade é maior do que a velocidade de outras ondas, portanto as ondas P chegam primeiro na superfície, onde são registradas por sismógrafos. Elas percorrem sólidos, líquidos e gases e passam completamente pelo corpo da terra. Estas ondas chegam à superfície como um golpe abrupto.
• Ondas secundárias, também chamadas de ondas S, são ondas transversais. Elas se propagam com velocidade menor, e ficam um pouco atrás das ondas P. À medida que estas ondas se movimentam, elas deslocam partículas de rocha para