resitores ohmicos e nao ohmicos
Prática 03: Dispositivos ôhmicos e não ôhmicos
Alunos: Álvaro Gonzalves da Silva
Guilherme Nardy Gomes
Hernandes Dias de Oliveira
Belo Horizonte
2014
Trabalho prático: Laboratório de Física III Dispositivos ôhmicos e não ôhmicos
Objetivo: Usando um circuito simples, observar o comportamento de dispositivos de um resistor, de uma lâmpada e de um diodo semicondutor através de gráficos:
Introdução:
Dispositivos ôhmicos: Os resistores são os dispositivos de dois terminais projetados para funcionarem em um circuito elétrico de acordo com a lei de ôhm, ou seja, ser linear a relação funcional entre tensão elétrica(V) medida entre os seus terminais e a corrente elétrica que circula através dele: V=RxI. Esta lei é verificada para altos campos elétricos e a curva característica VxI é uma reta.
Dispositivos não ôhmicos: A variação da temperatura de um dispositivo ôhmico devido ao efeito joule pode acarretar no desvio da lei de ohm. O aumento da temperatura leva ao aumento da resistência elétrica(R). A curva para o comportamento desses dispositivos são normalmente uma parábola. A lâmpada é um exemplo desse dispositivo.
Ao contrário dos metais, nos materiais semicondutores a lei de ohm é observada apenas para campos elétricos abaixo de certo valor. O diodo é um exemplo, é um dispositivo constituído por uma junção de dois materiais semicondutores (em geral silício ou germânio dopados), um do tipo N e o outro do tipo P, um de material semicondutor e o outro de um metal.
Este dispositivo permite passagem de corrente com facilidade em um determinado sentido e oferece uma grande resistência à sua passagem no sentido contrário.
Desenvolvimento:
Para estudar se Lei de Ohm, montamos 3 circuitos distintos, um montamos com um resistor, outro utilizando uma lâmpada e por ultimo um circuito utilizando um semicondutor(diodo), com os 3 circuitos variamos a tensão a fim