Resina Fenol Formalde Do
Clarissa Thomas
Guilherme Dias Ferreira
Leandro Novaes de Andrade Knopp Alves
John Maciel Cardoso Kroth
Resumo: Os polímeros são compostos por macromoléculas constituídas pelas N repetições de moléculas menores: os monômeros. A palavra polímero vem do grego polumeres, que quer dizer ‘ter muitas partes’.
Com a sua grande área de atuação é praticamente impossível viver atualmente sem a utilização de produtos fabricados com algum material polimérico. A prática realizada tem como objetivo a formação de um plástico através da preparação da resina fenol-formaldeído.
Palavras-chaves: Polímeros; Plástico; Formaldeído.
1 INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos, a humanidade tem buscado desenvolver novos materiais, em parte, para facilitar as suas tarefas diárias, assim como gerar conforto e bem-estar. A história evolutiva da humanidade está diretamente ligada à sua capacidade de produzir e desenvolver novos materiais. Na atual era da civilização, existe uma gama enorme de materiais utilizados para os mais diversos fins, sendo possível classificar este período de tempo como a Era dos Materiais (HERAKOVICH, 1998; SEYMOUR, 1990).
Na sociedade atual, onde o conceito de uso consciente de energia é latente, exigese que materiais e estruturas sejam mais eficientes, leves e baratos, fatores que demandam por um crescente e constante desenvolvimento tecnológico (CHAWLA, 1998; KIRK
OTHMER, 2004).
Esta enorme e diversa demanda por materiais que atendam a todas as especificações exigidas pelas modernas aplicações tecnológicas tem motivado o desenvolvimento da área de materiais conjugados ou compósitos, onde está implícito o
conceito de reforço de uma matriz através da dispersão desta em uma segunda fase
(partículas, fibras, etc.), uma vez que se torna difícil encontrar um único tipo de material que possa satisfazer todas as exigências requeridas para determinada aplicação.
A evolução dos compósitos gerou profundas modificações no ramo da