Residuos
Residuos infectantes ,sangue e hemoderivados;Excreções, secreções e líquidos orgânicos;meios de cultura;tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas, filtros de gases aspirados de áreas contaminadas, resíduos advindos de área de isolamento, resíduos alimentares de área de isolamento, resíduos de laboratório de análises clínicas, resíduos de unidade de atendimento ambiental, resíduos de sanitário de unidades de internação, objetos perfurocortantes provenientes de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde.
Os residos infectante . a contaminçao desses residos e através do descarte de forma incorreta.
Ao resildo solido deverão ser acondicionados em sacos plásticos grossos, brancos leitosos e resistentes com simbologia de substância infectante. Devem ser esterilizados ou incinerados.
IPIS
E EPC
Pefuros cortantes
Materiais perfurocortantes são objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar.
Lâminas de barbear, agulhas, escalpes, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, tubos capilares, lancetas, ampolas de vidro, micropipetas, lâminas e lamínulas, espátulas. Todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos, de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares..
Esse material devem ser descartados separadamente em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados, sendo expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento.
Os perfurocortantes, uma vez colocados em seus recipientes, não devem der removidos por razão alguma. É importante observar o limite máximo permitido para o preenchimento de cada recipiente, para evitar acidentes.
“As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
IPIS
E EPC