Residuos
Escolhemos para descrever a respeito da comunicação do “Gerenciamento de Resíduos” esta atividade de suma importância e que para ser realizada adequadamente são realizadas várias ações, desde: identificação correta: salas para descarte de resíduo dos setores, abrigos centrais provisórios e contêiner, treinamento de funcionários que realizam a coleta e institucional, reuniões com a comissão de gerenciamento de resíduo, reorientações “in loco” dos funcionários, desenvolvimento de campanhas incentivando a coleta seletiva e reciclável correta.
A comunicação no “Gerenciamento de Resíduo” é utilizada de diversas formas: verbal – treinamentos, orientações e reuniões; escrita: comunicados, impressos, apresentações e rótulos de identificação. Com o objetivo de que todos os funcionários entendam a importância e a responsabilidade da realização correta do resíduo, minimizando acidentes ao manipular o resíduo gerado e impacto ambiental.
5
DESENVOLVIMENTO
Comunicação escrita
Elaboração de documentos:
Seguimos diversas legislações que orientam a forma correta que todo o resíduo gerado deve ser segregado, identificado, acondicionado e transportado até o destino final.
Elaboramos um documento “PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólido da Saúde” que aponta e descrevem as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos.
É descrito de forma que quem o leia consiga saber e entender:
- as legislações seguidas para segreção adequada do resíduo gerado;
- levantamento de todo o resíduo gerado na instituição por setor;
- fluxo de coleta do resíduo dentro da instituição.
- média do volume gerado anualmente em cada setor.
Descrito também diversos procedimentos para descrever as atividades realizadas dentro do setor de resíduo, como: - Coleta de resíduo comum e reciclável PO00260/2011 - Coleta e pesagem dos resíduos infectantes e químicos