Resenho do filme "desmundo"
339 palavras
2 páginas
RESENHA DO FILME DESMUNDOResumo do filme
O filme se passa na época do Brasil colônia, ainda no período do descobrimento. A terra estava sendo explorada pelos portugueses e a coroa desejava evitar a miscigenação da raça. Para tanto, enviava órfãs portuguesas para se casarem com os colonizadores.
A maioria não concordava com tal situação, mas não tinham o direito de negar-se a fazê-lo. Até conseguiam, mas eram severamente castigadas, como mostra o filme. Assim como o primeiro contato entre marido e esposa era praticamente um estupro. Mulheres eram tratadas como um bem. O dote pago pelo marido ilustra bem como elas eram vistas como mercadorias.
A coerção era a arma. Isso fazia com que as mulheres acabassem por gostar dos maridos pela força da ameaça, não lhes restava opção. A protagonista do filme é uma mulher forte, lutadora, que não desiste da sua liberdade, mas que, no fim, acaba perdendo a disputa com o marido.
Também vemos que a interferência da igreja era grande, influenciando bastante nas leis, no costume. O filme aproxima bastante o espectador com a realidade do país naquele tempo.
Opinião
Do meu ponto de vista, a intenção do filme é mostrar um caso de amor proibido pela precariedade das leis da época e aproximar-nos um pouco da gênese da nossa sociedade. Contudo, para nós, estudantes de Direito, acaba por nos fazer visualizar a importância desse Direito, desse conjunto de regras na sociedade, como garantidor dos ideais de Justiça. A falta de regras naquele tempo levava frequentemente os homens a cometerem brutalidades, abusos contra os Direitos Humanos, rivalidades e disputas, enfim, certa selvageria embutida naquelas pessoas. Um direito não universal, concentrado nas mãos de poucos, onde a coerção, o direito de reprimir, tinha um papel muito maior do que deveria ter. A dinâmica do Direito nos trouxe uma grande mudança em relação à vida, ao viver. Mesmo que o poder ainda hoje siga nas mãos de alguns poucos, existe um Estado Maior, que