Resenha - O saco de risada e tudo mais no liquidificador: A invenção televisiva de “Hermes e Renato"

1265 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROF. ERISVALDO SANTOS
INAÊ MARTINS, RAQUEL SATTO
ARAÚJO, Aurélio Augusto de Oliveira; ALEXANDRE SOBRINHO, Gilberto. O saco de risada e tudo mais no liquidificador: A invenção televisiva de “Hermes e Renato”. Iniciacom. São Paulo, v.3, nº 1, 25p., março, 2011. e-ISSN: 1980-3494.
O artigo aborda, do ponto de vista dos conceitos de carnavalização e paródia, a origem e desenvolvimento do programa humorístico “Hermes e Renato” diferenciando-o - no que concerne ao tipo de linguagem, suas influências e ao público alvo - dos demais inseridos em seu contexto histórico. Ainda leva em consideração as diversas fases do humor audiovisual brasileiro, dando assim um sentido cronológico a construção de sua própria identidade.
Primeiramente, os autores introduzem o leitor ao formato do programa, discorrendo sobre sua criação e como ele se caracterizaria no cenário da comédia brasileira, contrastando com os padrões vigentes de canais televisivos mais populares que se pautavam em conteúdos humorísticos previamente veiculados na rádio ou no teatro, além de formas já apresentadas, não tendo assim grande diferença ou inovação entre si. Tal contraste ocorre principalmente porque o meio no qual “Hermes e Renato” foi descoberto e transmitido – o canal de televisão paga MTV – se dirigia a um público jovem e segmentado, aceitando assim as transgressões propostas pelo grupo. Um ponto importante colocado pelos autores é que o programa pode ser criado pois se situava num período em que “o gênero humorístico, portanto, começava a encontrar a linguagem própria para a televisão no Brasil” (ARAÚJO, ALEXANDRE SOBRINHO, 2011, p. 4), o que proporcionou liberdade para que outras abordagens cômicas pudessem emergir oriundas de temas não antes utilizados. Além disso, analisam o uso de palavras de baixo calão nos quadros apresentados, explicando que isso era algo comum na emissora, muitas

Relacionados

  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas