Resenha O que é educação
Descrição bibliográfica
RODRIGUES BRANDÃO, Carlos. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. 116 p.
Sobre o livro “O que é educação”
Inicialmente, o autor afirma que a educação está presente no dia a dia de todos,e que ela se manifesta de formas variadas, seja em casa, na rua, na escola.
Para Brandão, a visão ocidental de modelo e forma de educação não é a única existente , visto que a educação é encontrada em diversas sociedades ao redor do mundo – aldeias, tribos, e países desenvolvidos. É encontrada a partir do momento repassa o saber comum, importante para a continuidade de costumes e tradições de cada sociedade.
Outro ponto abordado no livro é a transformação da educação em ensino. Isso ocorre no momento em que surgem conflitos de interesse, no momento em que o poder e o trabalho de determinada comunidade são divididos e acabam gerando divisões sociais, e com isso a divisão do saber. Com isso foi perdida a ideia de igualdade natural da educação, para afirmar o poder daqueles que receberam determinada educação. Legitimando as desigualdades.
Também é citado como ocorreu a educação na Grécia antiga, onde ela era dividida em duas: e o saber teoria – teórico, que era instruído aos nobres, destinados à aristocracia – e o saber tecne – técnico, destinado aos escravos e artesões para a realização de trabalhos. É citado que essa dualidade persiste na educação contemporânea.
Em certo ponto do livro, o autor traz o texto para a realidade da educação brasileira, que de acordo com ele, a atual realidade não segue as leis do país, pois, não existem liberdade e igualdade. Esse sistema desigual é mantido por interesses políticos e econômicos que se beneficiam da manutenção desse sistema.
Ele nos faz pensar no que há por traz dos tipos de educação de cada sociedade: a educação oficial de cada sociedade pode ser a forma que as sociedades privilegiadas encontraram para impor e legitimar o controle