resenha A ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS CIDADES
Antes mesmo de haver uma possível urbanização, os povos agrupavam-se praticamente com o intuito de obter alimentos. Ao longo da história, surgem as sociedades feudais, estas por sua vez, buscaram aperfeiçoar suas técnicas de adquirir alimentos. No começo, essas técnicas eram utilizadas apenas para consumo, o que originava uma boa quantidade de alimento, com isso começaram a criar estoques. Havendo esses estoques, sobravam-se tempo para especializar esse trabalho, formando então diferentes posições dentro da sociedade.
Nesse período pré-industrial deve-se destacar dois pontos importantes, um foi a linguagem escrita e a outra era que a única fonte de energia era a humana, ou seja, todo o trabalho era feito manualmente e nesse período as primeiras cidades começaram a aparecer no Vale compreendido entre o rio Tigres e Eufrates.
Os principais fatores para esses surgimentos foram: solo fértil, o cruzamento de estradas e um bom suprimento de água. Ur, Eridu, Erech, Lagash e Kish, são exemplos das primeiras cidades que surgiram devido esses fatores favoráveis. Outro ponto importante citado, foi o começo da organização social entre os povos. Havia uma divisão, na qual cada um possuía uma função dentro da sociedade de acordo com a posição que ocupava dentro da cidade.
Essas primeiras cidades eram muito semelhantes, tanto na sua base cultural, quanto na sua técnica agrícola. Ao logo do caminho, novas fontes de energia para o trabalho também surgiram, o trigo e a cevada (como produtos agrícolas), o bronze e o arado (que era puxado por animais), nessa época são criados os veículos utilizando rodas.
Outros exemplos de povos que se urbanizaram foram os da América Central, alguns dominavam a escrita e formas de matemática, o que começou a dar inicio aos estudos de astronomia, como por exemplo, o