Macarrão Instântaneo
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Campus Medianeira
AVALIÇÃO DA ROTULAGEM DE DIFERENTES MARCAS DE MACARRÃO INSTANTANEO
SUZIN, E.C.
RESUMO: A indústria alimentícia vem procurando desenvolver produtos cada vez mais atrativos, saborosos e práticos para atender os consumidores que por sua vez estão tendo cada vez menos tempo de preparar alimentos em casa. O macarrão instantâneo vem sendo um destes alimentos que fornecem estes benefícios. Este trabalho tem como objetivo avaliar as informações da rotulagem nutricional de cinco marcas distintas de macarrão instantâneo, adquiridas em estabelecimentos comerciais na cidade de Medianeira – Pr e que são comercializados em todo o pais. Das amostras analisadas quatro apresentaram alguma deficiência e apenas uma estava de acordo com as normas da Agencia de Vigilância Sanitária – ANVISA.
PALAVRAS-CHAVE: Rotulagem nutricional, macarrão instantâneo, legislação.
INTRODUÇÃO
Alimentação rápida vem se tornando hábitos cada vez mais frequentes entre a população em geral, os produtos industrializados vêm ganhando espaço em quase todas as refeições, muitos desses alimentos não garantem benefícios saudáveis. Os consumidores adquirem esses produtos por serem mais baratos e rápidos no preparo.
Os regulamentos técnicos sobre rotulagem de alimentos embalados Resolução Anvisa - RDC nº 259/02 de 20 de Setembro de 2002, devem conter as seguintes informações obrigatórias na rotulagem nutricional. Denominação de venda do alimento; lista de ingredientes; conteúdo líquido; identificação da origem; identificação do lote; prazo de validade; Instrução sobre o preparo e uso do alimento quando necessário (Brasil, 2002). Conforme o Código de Defesa do Consumidor, artigo 6º da Lei n° 8078, de 11/09/1990, é direito do consumidor, ter acesso à informação correta e clara sobre os diferentes produtos e serviços, as especificações sobre quantidade, características,