Resenha a imagem como agente motivador para o ecoturismo
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO
CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO
DISCIPLINA: GESTÃO DE ECOTURISMO
PROFESSORA: LAURA RUDZEWICZ
Resenha dos textos:
PEREIRA, Júlio César; GEERDINK, Stefanie; NEIMAN, Zysman. A Imagem como Agente Motivador para o Ecoturismo. Turismo em Análise, São Paulo, vol. 22, n.1, p. 71-95, Abril 2011.
Helena Moreira Peske
Juliana Balota Gomes
Pelotas, 2011
A Imagem como Agente Motivador para o Ecoturismo
Por: Helena Moreira Peske e Juliana Balota Gomes*
O artigo “A Imagem como Agente Motivador para o Ecoturismo” trata de um estudo realizado para avaliar o quanto a imagem é efetiva no processo motivacional para o Ecoturismo, em comparação ao relato textual descritivo do mesmo local, além de comparar, avaliar e quantificar as diferentes percepções individuais e o impacto que a imagem e o relato causam no indivíduo.
Em relação aos autores, pode-se destacar que Júlio César Pereira possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Mestrado e Doutorado em Agronomia(Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo e atualmente atua como professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Stefanie Geerdink é Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos, Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Zysman Neiman é Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Psicologia, todos pela Universidade de São Paulo e atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Laboratório de Ecoturismo, Percepção e Educação Ambiental (LEPEA) e é pesquisador do Programa de Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental.
Os autores iniciam o artigo fundamentando o processo motivacional para o ecoturismo a partir de teorias psicológicas, aplicadas à administração, ao marketing, atreladas à imagem de destinos, entre outras. As necessidades internas, a relação do indivíduo com o meio no