RESENHA SOBRE EMPREENDEDORISMO
469 palavras
2 páginas
GESTÃO EMPREENDEDORAPROFESSOR: LUIZ EDUARDO
ALUNA: FRANCIELE
4°ANO DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA
O empreendedorismo, como uma área de estudo de negócios visa entender como as oportunidades de criar novos produtos ou serviços, novos mercados, processos de produção, surgem e são descobertas ou criadas por pessoas específicas, que então utilizam diversos meios para explorá-las ou desenvolve-las, produzindo assim vários efeitos. Nos últimos anos o fascínio do empreendedorismo aumentou, devido a fatores como relatos entusiasmados na mídia de empreendedores de sucesso, mudança nos contratos empregatícios que não garantem a segurança do empregado, e também o desemprego, e independência financeira, como resultado cada vez mais pessoas escolhem essa atividade como carreira.
O empreendedorismo como um ramo de negócios possui raízes importantes na economia, nas ciências do comportamento e na sociologia. Este campo administra tanto a perspectiva micro, quanto a macro são importantes para se obter um entendimento completo do processo empreendedor, que funciona como um sistema que se desenvolve ao longo do tempo e se move por fases distintas, mas intimamente relacionadas.
O processo empreendedor não pode ser dividido em fases bem delimitadas e facilmente distinguíveis, mas em geral, envolve a geração da ideia de um novo produto ou serviço/ ou reconhecimento de uma oportunidade, a reunião dos recursos necessários para lançar o novo empreendimento, a administração e expansão da empresa, e a colheita das recompensas.
Os fatores individuais, grupais e sociais influenciam todas as fases do processo empreendedor. Assim, não há motivo para escolher entre uma abordagem micro ou macro ao empreendedorismo, ambas as perspectivas são necessárias.
A essência do empreendedorismo reside no ponto de encontro de oportunidades valiosas e indivíduos empreendedores, há muitas fontes potenciais de conhecimento sobre o empreendedorismo, mas o conhecimento mais preciso e confiável, é