RESENHA SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: MODELO, DILEMAS E DESAFIOS
SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: MODELO, DILEMAS E DESAFIOS.
Originalmente a questão social foi constituída em termo das transformações econômicas, política e social ocorrida na Europa século XIX.
Hoje a questão social é a expressão das desigualdades sociais e lutas sociais em suas múltiplas manifestações e todos os seguimentos sociais envolvidos ( trabalhadores e desprotegidos ).
Robert Castel faz uma analise das transformações históricas da sociedade capitalista, confirmando que é questão social, assim nomeada pela primeira vez em 1830 foi constatada que o distanciamento existente entre o crescimento econômico e o aumento da pobreza por um lado e uma ordem jurídica e política que reconhecia o direito dos cidadãos e uma ordem econômica que negava, por outro lado. A questão foi levada após a revolução industrial que procurou grandes transformações.
Sem duvida o empobrecimento desse primeiro proletariado na Europa Ocidental foi uma característica do iniciante processo de industrialização, trazendo consigo um grande custo social, como por exemplo: super população urbana, moradias precárias, problemas de toda ordem, relacionada as primeiras cidades industriais so século XIX, inclusive a grande exploração da força de trabalho e redução do período de repouso.
Esse primeiro proletariado vai se organizando como classe trabalhadora como movimento operário lutando e reivindicando para alcançar melhores condições de trabalho e proteção social e com a ajuda de sindicatos. Os trabalhadores e suas famílias coloca suas reivindicações na agenda política que declara que sua pobreza e resultante da forma de estruturação da sociedade capitalista.
As desigualdades sócias interferem nos poderes políticos na regulação política das condições de vida e trabalho desses trabalhadores.
O desenvolvimento da industrialização e urbanização no âmbito do Estado mecanismo do amparo familiar, religioso e comunitário de proteção social nas sociedades industrializadas.