Resenha Sarcopenia e Quedas em idosos
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICAS CORPORAIS E ENVELHECIMENTO
RESENHA DE ARTIGOS SOBRE ENVELHECIMENTO
Bruno Nunes Caldeira
Professora: Andrea Krüger
Porto Alegre, setembro de 2013
Para a elaboração deste trabalho, foram selecionados 15 artigos, onde a pesquisa foi feita pelas palavras chave: força, quedas e idosos. Dentre os artigos selecionados inicialmente, foram escolhidos três por conveniência, denominados: (1) Efeitos da hidroterapia na recuperação do equilíbrio e prevenção de quedas em idosas, (2) Comparação da propensão de quedas entre idosos que praticam atividade física e idosos sedentários e (3) O tratamento da sarcopenia através do exercício de força na prevenção de queda em idosos: revisão de literatura.
Os três artigos nos trazem assuntos muito parecidos, porém o artigo 3 é um artigo de revisão, que fomentará a discussão dos dois primeiros artigos referentes a quedas, assunto que tanto atormenta o público idoso.
O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com redução na capacidade de adaptação homeostática as situações de sobrecarga funcional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às agressões intrínsecas e extrínsecas (BERNARDI; REIS; LOPES apud CARVALHO FILHO, 2002; FEDRIGO, 1999)
Dentre os acidentes mais comuns ao idoso, o de maior incidência é a queda (BERNARDI; REIS; LOPES apud ESTEFANI, 2007). São episódios que podem ocorrer em todas as fases da vida, porém tornam-se mais comuns durante o envelhecimento.
Estudos referente a intervenções sobre os fatores que ocasionam as quedas na terceira idade vem se tornando de suma importância para a prevenção desse fenômeno que ocorre anualmente em aproximadamente 30% da população brasileira e americana.
Podemos definir a queda como uma situação em que a posição do individuo passa do nível superior (anterior) para um