Resenha_Resenha_Arte_Interatividade_Multimidia_Filme
444 palavras
2 páginas
Vanessa dos Santos JukemuraDDINA7-G1
Hipertexto e Hipermídia
Design Digital – Unifieo
Do filme à arte interativa: Transformações na artemídia
Ryszard W. Kluszczynski
Arte, Ciência e Tecnologia
Editora Unesp
Palavras-chave: Filme, Arte, Interatividade, Multimídia
Este é um artigo que discute as transformações das artemídias do século XX, desde o filme até as artes interativas contemporâneas.
Ryszard divide o texto em 5 partes. Na primeira, discute como as novas tecnologias eletrônicas mudaram a forma de produção de filmes, cinema e multimídias audio-visuais.
Na segunda parte, o autor discorre sobre as transformações do cinema e das novas mídias e os impactos deste processo, tais como: o emprego de recursos eletrônicos que possibilitam o aumento do domínio de efeitos audio-visuais e edição de video; as novas formas de artes audio-visuais, como os jogos e realidade virtual, que utilizam as bases do cinema; as tecnologias que criam formas de cinema interativo e possibilitam a imersão interativa do visitante no trabalho virtual, que, com o uso da internet, mostram possibilidades de interação dos usuários - que podem se transformar em personagens de filmes e participar da realidade virtual - com o mundo virtual.
Nesse primeiro momento da discussão, o autor conclui que o cinema, apesar de ainda muito ativo, está perdendo sua posição dominante perante os receptores da arte audio-visual, mas o filme está se expandindo para diferentes e diversas mídias remotas.
Ele prossegue mostrando que novas multimídias e dispositivos como a televisão, a fita de video, o DVD, videos e projetores surgiram e alteraram o modo de assistir a filmes, que antes eram vistos no cinema.
Ryszard, nas últimas duas partes do texto, discute sobre a cybercultura criada pelas novas possibilidades de interatividade a partir do computador. Ela tem como característica o abandono da ideia de representação. As novas artes interativas dependem de cada receptor para criar um