Resenha Moreira e Do Carmo (2004).
MOREIRA, Rodrigo Machado; DO CARMO, Maristela Simões. A agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Agric. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, jul./dez. 2004.
No artigo científico “Agroecologia na construção do Desenvolvimento Rural Sustentável”, escrito em 2004 para Revista Agricultura em São Paulo por Rodrigo Machado Moreira e Maristela Simões do Carmo, apresenta os momentos históricos e as escolas teóricas que influenciaram a construção dos diferentes conceitos de agroecologia e de que forma estes podem contribuir para um modelo de desenvolvimento que considere fatores distintos do modelo hegemônico.
O desenvolvimento rural proposto pela revolução verde é questionado pelos autores, pois teria considerado mais fatores econômicos em detrimentos dos sociais e ambientais. Segundo eles, isso teria prejudicado as comunidades tradicionais e aumentou as desigualdades, pois esse desenvolvimento não contemplou a todos. E como contraponto a este modelo emergem termos como “sustentabilidade”, “desenvolvimento sustentável” que possuem conceitos plásticos e que podem ser adaptados a conveniência de quem o utiliza. Entretanto, a plasticidade do conceito favorece que esta forma do desenvolvimento se adeque aos atores que serão envolvidos no processo e que, portanto, podem pensar o desenvolvimento como forma de garantir que seus interesses sejam resguardados.
Os autores fazem a distinção dos conceitos construídos pelas escolas americana e europeia, mas refletem que estes não podem ser vistos como absolutos, ou seja, algo que não possa ser modificado. Eles destacam, também, a importância da visão holística do pesquisador, adaptando os métodos tradicionais para a compreensão do objeto do estudo.
A leitura do texto reforçou que a ciência deve ser construída e não imposta, e que não pode considerar somente um conceito ou uma visão, pois o que é importante para uns pode não ser para