Resenha - Idiocracia
Para exemplificar esse acontecimento foi usada a história do casal Trevor e Carol, um casal que pode ser considerado culto e com QI avançado, e a história de Clevon, um homem que possuía relacionamento com mais de uma mulher ao mesmo tempo e pai de uma família visivelmente desestruturada que vivia um caos. Em quanto Trevor e Carol optavam em não ter filhos por diversos fatores, como não acharem ser o momento certo, Clevon recebia a notícia de mais uma gravidez não desejada vinda de uma de suas mulheres.
Para confirmar que o processo de “emburrecimento” é resultado do fato de que pessoas menos instruídas tendem a terem mais filhos do que as mais instruídas, o filme mostra o filho de Clevon depois de um jogo de futebol acompanhado de várias garotas se gabando ao dizer que manteria relações sexuais com todas elas.
O filme mostra com humor os dois casos retratando o processo de crescimento da família de Clevon e a dificuldade futura do casal Trevor e Carol que com o passar dos anos que quando optaram por terem um filho estavam com problemas como fertilidade para aumentar a família.
O caso de Trevor e Carol pode ser encontrado nos dias atuais facilmente, já que pesquisas recentes mostram que quanto mais as pessoas estudam, mais elas decidem adiar o máximo a decisão de terem um filho além de optarem a terem menos filhos.
No filme é feita a afirmação de que casos como os dois acima foram se repetindo por anos e anos, levando a humanidade ao “emburrecimento” já que “ a evolução não recompensava necessariamente a inteligência, sem predadores naturais para diminuir a manada a recompensa foi para aqueles que se reproduziam mais e os inteligentes