Resenha foucoult
Inicialmente, o filme Good Night, and Good Luck apresenta recortes históricos num período temporal. Híbrido de ficção, o filme tem caráter educativo, o que era característico da época. Lançado no ano de 2005 e dirigido por George Clooney, que também atua no filme, tem como participação no elenco David Strathairn, Robert Downey Jr. e Patricia Clarkson. O roteiro, a grosso modo, se resume em Edward R. Morrow (David Strathairn) que é um âncora do programa de TV ‘’ Person to Person’’ e luta para mostrar em seu jornal os conflitos do macarthismo. Ele desmascara o senador McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, o intimida iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Edward R. Morrow apresenta uma cidadania esclarecida e podemos perceber em algumas passagens seu ponto de vista sobre a televisão; Embora trabalhe em um programa televisivo, defende que a TV distrai. (FALAR MAIS DO FILME, MULHER DE UM DOS JORNALISTAS DO GRUPO DE MORROW QUE PARTICIPOU DE REUNIOES COMUNISTAS NO PASSADO, COMPROMETENDO ELES COM ACUSACOES ADVERSARIAS.// CIGARRO, PROPAGANDA)
Podemos observar claramente a relação que o filme faz entre política de poder, macarthismo e o Estado de Exceção. A partir disso, refletimos como a liberdade democrática só foi possível com o Estado de Exceção, ou seja, o estado de repressao. Estado esse representado culturalmente. Antes de adentrarmos no Estado de Exceção, especificaremos os pontos apresentados por Foucault no capítulo XII (Soberania e Disciplina). O autor inicia sua argumentação partindo