Resenha Filme O informante
Jornalismo Investigativo - Aluna: Rebeca Rabel
Resenha sobre o filme “O informante”
O filme conta a história de um ex-cientista de alto cargo, que trabalhava em uma das maiores fábricas de tabacos dos anos 90 nos Estados Unidos. Onde foi convencido por um jornalista/produtor da emissora CBS, a ceder uma entrevista exclusiva para o famoso noticiário 60 minutos e quebrar o contrato de sigilo com a antiga empresa. Nessa época o cigarro estava em alta, pois havia uma grande repercussão da mídia publicitária em cima do assunto.
O jornalista Lowell recebe anonimamente um material sobre um caso de incêndio envolvendo a indústria de tabaco, e resolve realizar uma matéria de denúncia contra a empresa. Após convencer o ex-cientista Jeffrey a ser seu informante, Lowell lhe pede para contar tudo o que sabia a respeito do assunto, pois a empresa manipulava as informações sobre os malefícios do cigarro para a sociedade.
Após a gravação da entrevista, a empresa de cigarros Brown & Williamson começa então a vasculhar todo o passado de Jeffrey, afim de lhe prejudicar e denegrir sua imagem para que ninguém acreditasse nas informações da matéria que iria ao ar. A empresa fez de tudo para que sua vida fosse um inferno, desde de ameaças até o afastamento da própria família. Porém o ex-cientista nunca pensou que depois de tudo o que passou, a produção do programa decidiria não veicular a entrevista por questões de ética, já que o entrevistado já havia um contrato de sigilo.
Lowell, o deixou quieto e fez de tudo para que a CBS veiculasse a notícia, afinal, pelo que eles estavam trabalhando ali? Pela verdade, porém sem sucesso e não satisfeito o jornalista não aceitou as condições da empresa de mascarar um grande problema e tenta de qualquer forma veicular a versão na íntegra do programa ao ar. Mas para isso ocorrer, Lowell acaba se tornando também um “informante”, onde denuncia para outra mídia o acordo de silêncio