Resenha: Dopagem nos Esportes por Diuréticos
410 palavras
2 páginas
Faculdade Campo RealAcadêmica: Dhayane Thais Tilpp
Resenha: Dopagem nos Esportes por Diuréticos
Toxologia
Guarapuava
2014
Os diuréticos são substâncias em sua maioria sintética e de estrutura química bastante variada que aumentam a formação e a excreção da urina, e pode desenvolver diversos efeitos colaterais no organismo, como o aumento da diurese, que pode ser caracterizado pelo mal uso, prescrição indevida, e pela dopagem nos esportes.
No esportes são comumente utilizados como tentativa de aumentar a excreção urinária e com isso eliminar mais rapidamente eventuais substâncias dopantes, caracterizando assim o efeito de mascaramento do doping. Além dessas substâncias causarem efeitos tóxicos dependendo das condições em que são utilizadas.
O diuréticos podem ser classificados de acordo com sua estrutura química, sítios de atuação os rins, eficácia ou principais mecanismos de atuação, sendo divididos em: osmóticos, inibidores da anidrase carbônica, derivados tiazídicos e assemelhados, poupadores de potássio e os terminados diuréticos de alça ou de alto limiar, cada um com uma característica diferente.
De uma maneira geral, os diuréticos são substâncias absorvidas em grau variável, relativamente pouco biotransformadas, sendo excretadas predominantemente inalteradas na urina.
Não há registros que os diuréticos podem melhorar o trabalho do atleta, pelo contrário, pode agir com agente prejudicial já que pode causar efeitos adversos. A administração desses fármacos próximos a eventos competitivos no esporte são proibidos já que eles causam a perda de peso corpóreo, colocando-o em vantagem em determinadas categorias como as em que os atletas competem em categorias por peso.
É usada também para diluição da urina que é utilizadas em exames de antidoping, em qualquer modalidade esportiva, mascarando o uso de substâncias proibidas no esporte. As mais utilizadas são o triantereno e a furosemida
Considerando que os rins