Resenha dofilme adeus lenim
378 palavras
2 páginas
A história do filme Adeus, Lênin se passa no ano de 1989 na Alemanha Oriental pouco antes da queda do muro de Berlim.A senhora Kerner (katrin Sass) sofre um grande trauma quando o marido foge para o Ocidente. Ela é impedida de acompanhá-lo, pois, a fuga traria muitos riscos para seus filhos e isso a fez entrar numa grande depressão.
Seu filho Alexander fica muito preocupado com o torpor que se abate sobre a mãe e tenta trazê-la para a realidade. E a única forma que ela tem de sobreviver à dor, é a entrada no partido socialista onde ela entra no jogo da propaganda e da militância. Ela se empenha entusiasticamente, se tornando uma grande idealista.
Todo o enredo da história muda quando seu filho ao participar de um manifestação pelo direito de liberdade de expressão é preso e espancado.A senhora Kerner tem um ataque cardíaco no meio da rua e vai parar no hospital em coma profundo.
Durante todo esse tempo em que ela permanece em coma, várias transformações vão ocorrendo na Alemanha e em sua própria família.
Quando em meados de 1990 ela desperta (oito meses depois) sua cidade, Berlim, está sensivelmente modificada,o regime capitalista triunfa em todos as partes, levando seu filho Alexander (Daniel Bruhl) a transformar o apartamento onde vivem num lugar que só mostra o passado, ou seja num museu do socialismo. Tudo isso para proteger a mãe que está muito frágil e segundo os médicos com o coração tão fraco que o menor choque pode levá-la á morte.
A partir desse momento Alexander faz de tudo para poupar a mãe da verdadeira realidade, criando para ela a Alemanha Oriental de seus sonhos e talvez dele próprio.
O filme mostra além do amor incondicional de um filho, também vários fatos que marcaram a história daquela época como a queda do muro de Berlim.
Adeus, Lênin é um filme que mostra a transição do regime socialista para o capitalista, e a realidade de pessoas que lutaram por uma Cidade de seus sonhos, como a senhora Kerner que morreu feliz admirando o próprio