Resenha, documentário " arevolução não será televisionada"
695 palavras
3 páginas
Resenha, documentário " Arevolução não será televisionada"“A revolução não será televisionada” (“The Revolution Will Not Be Televised”, 2003, filmado e dirigido por Kim Bartley e Donnacha O’Briain). Gravado na Venezuela, é um documentário sobre o governo Chavez, o golpe que tentou lhe derrubar do poder, a força e a distorção que a mídia privada pode atingir, a intervenção dos E.U.A e principalmente, o povo não se deixando enganar, saindo as ruas e exigindo a volta de Chavez.
Kim Bartley e Donnacha O’Briain estavam fazendo um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo bolivariano quando iniciou-se o golpe.Eles presenciaram todos os momentos que antecederam e até mesmo os mais decisivos. A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e fornece grande parte do petróleo aos E.U.A por um preço minimo. Hugo Chavez tinha em mente tornar esse preço justo e reverter essa riqueza em investimentos sociais em beneficio do povo.Porém as classes dominantes locais e norte-americanas não gostaram nada da visão do presidente é a partir desse momento que os Chavistas passam a ter conflitos com as classes dominantes e a midia privada.Os meios privados fizaram campanhas para o povo se manifestar sugerindo que Chavez estaria tentando controlar o petróleo.
Na oposição estavam Pedro Carmona, presidente da confederação patronal venezuelana e Carlos Ortega , presidente da CTVC e a elite politica, que faziam parte de um plano conspiratório que foi chamado de Marcha da Oposição:"Todos unidos pela Venezuela".O plano usou o povo para obter sucesso.No dia 11 de Abril de 2002 durante essa marcha os lideres da oposição decidiram mudar a luta da marcha e também o trajeto levando o povo ao encontro dos millhares de chavistas que faziam manifestações em frente ao palácio do governo.Quando os dois grupos se encontraram houveram confrontos e tiroteio, os tiros começaram por conta de franco atiradores que atiravam certeiros na cabeça das pessoas. Os chavistas